introdução
O absentismo é um grande desafio que afeta empregadores de todos os setores em todo o mundo. A ausência de apenas um colaborador no local de trabalho pode aumentar os custos e diminuir a produtividade e a qualidade. Embora eliminar completamente o absentismo seja impossível, uma vez que problemas pessoais e adoecimentos vão sempre acontecer, os empregadores podem implementar medidas para diminuir o impacto negativo no local de trabalho.
Este artigo explica o que é o absentismo e as suas causas, além de fornecer recursos adicionais para ajudar a sua empresa a superar este desafio.
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Podemos definir absentismo como a ausência habitual e não planeada do colaborador no trabalho que se estende além de um nível aceitável. Embora cada empresa estabeleça os seus próprios índices de absentismo aceitável, muitos empregadores consideram habitual que os colaboradores percam mais dias de trabalho para além dos dias de folgas remuneradas e de licença médica.
Essas faltas não justificadas podem criar pressões adicionais, resultando em trabalho extra para os empregadores encontrarem profissionais substitutos ou assumirem mais tarefas. Como pode imaginar, níveis mais altos de absentismo podem aumentar os custos, que incluem mais horas extras, queda na qualidade e menores índices de retenção.
É crucial estar atento ao absentismo no local de trabalho, pois pode ser um indicador de problemas relacionados como baixa motivação, má gestão ou um ambiente de trabalho tóxico. Quanto mais cedo os problemas forem identificados, mais rápido a sua empresa poderá trabalhar para resolvê-los.
principais causas de absentismo no local de trabalho
Altos níveis de absentismo podem ocorrer por diversos motivos e algumas das causas podem estar fora do seu controlo. Por exemplo, os índices de absentismo dispararam durante a pandemia do covid-19 devido a infeções pela doença, fecho de escolas e ansiedade dos profissionais. De qualquer maneira, é importante entender quais as causas do absentismo em excesso no seu local de trabalho para planear a redução deste problema.
Veja a seguir as causas mais comuns de absentismo no trabalho.
doenças e lesões físicas
Dois dos motivos mais comuns para faltas inesperadas são doenças e lesões. É bastante comum que as pessoas faltem ao trabalho quando adoecem. Quando esses tipos de faltas se tornam excessivas, podem elevar os custos. Na realidade, esse problema é tão prevalente que faltas relacionadas a doenças custam às empresas mais de US$ 575 bilhões por ano apenas nos Estados Unidos.
Infelizmente, algumas doenças, como a gripe, podem ser transmitidas rapidamente entre os colegas de trabalho, resultando em diversos colaboradores ausentes ao mesmo tempo. Por sua vez, essa situação aumenta a carga de trabalho dos outros profissionais e pode levar à frustração e ao esgotamento, além de diminuir a qualidade de seus produtos ou serviços.
Por um lado, não quer que os colaboradores trabalhem doentes. Eles podem não só transmitir a doença para as pessoas com quem trabalham, mas também podem levar ao presentismo, que é a perda de produtividade por trabalharem insatisfeitos. Então, o ideal é incentivar os colaboradores a tirarem uma folga quando estão de facto doentes e com dificuldade em trabalhar. Por outro lado, se algum colaborador se ausenta frequentemente por motivos de doença, é importante identificar a raiz do problema. Talvez, precisem tirar um longo período de afastamento do trabalho para lidar com isso. Esse período pode justificar o recrutamento de um colaborador temporário até que o efetivo se sinta bem o suficiente para voltar.
esgotamento no local de trabalho
O esgotamento dos colaboradores é um fenómeno real que impacta empresas em todo o mundo. O esgotamento sempre foi um problema para cargos de alta procura e com níveis altos de stress mas, hoje em dia, mesmo profissionais em cargos de nível inferior e com menos responsabilidades também sentem esgotamento no trabalho. Embora os níveis de esgotamento no local de trabalho possam ter atingido recordes históricos durante a pandemia, uma pesquisa recente da Microsoft, que entrevistou profissionais em 11 países, mostra que mais da metade dos colaboradores ainda se sente esgotada no trabalho.
Esse tipo de esgotamento pode levar a faltas inesperadas, pois os colaboradores precisam de folga. Além disso, pode levar a outros problemas, como baixo desempenho, diminuição da satisfação no trabalho e maiores índices de rotatividade.
assédio no trabalho
De acordo com um estudo global com resultados surpreendentes, quase um em cada cinco profissionais afirma ter sofrido algum tipo de assédio ou violência no local de trabalho. Essa é uma estatística importante que os empregadores não podem simplesmente ignorar. Ninguém quer trabalhar num ambiente tóxico onde não sinta segurança. Para evitar o assédio frequente, os colaboradores que não receberam a devida atenção ao problema podem optar por deixar o emprego. É importante identificar problemas tóxicos no local de trabalho o mais rápido possível. Considere realizar pesquisas frequentes para que os colaboradores forneçam feedback anônimo e desenvolva uma política clara para denunciar e investigar queixas de assédio ou violência no local de trabalho.
saúde mental no local de trabalho
Na última década, o mundo observou um aumento de 13% no número de pessoas com problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e abuso de substâncias. O aumento dessas condições também contribui para o aumento do absentismo, já que muitas pessoas que lutam contra essas doenças necessitam de mais tempo de licença. É importante identificar os colaboradores que enfrentam algum tipo de problema de saúde mental para garantir que recebam o apoio e os benefícios adicionais de que precisam para serem bem-sucedidos no trabalho.
equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Profissionais de todos os setores muitas vezes têm dificuldades em manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. Assim como as responsabilidades do trabalho às vezes entram em conflito com as pessoais, há momentos em que as responsabilidades pessoais interferem no trabalho. Por exemplo, alguns colaboradores podem ter faltas inesperadas por terem que cuidar de filhos doentes ou pais idosos. Consultas médicas e terapia são outras razões pelas quais os colaboradores podem precisar de se ausentar. Considere o desenvolvimento de novas políticas na empresa que possibilitem um horário de trabalho que promova um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. Por exemplo, definir políticas claras para dias de licença médica e folgas remuneradas pode fazer com que os colaboradores utilizem outras estratégias em vez de faltar ao trabalho de última hora.
procura de novas oportunidades de trabalho
A dura realidade é que, às vezes, os seus colaboradores faltam para procurar outro emprego. Por exemplo, os seus colaboradores podem precisar de se ausentar do trabalho para fazer uma entrevista ou participar numa feira de empregos. Segundo o estudo Workmonitor da Randstad, 68% dos profissionais estão abertos a mudar de emprego se não conseguisse equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e 39% trocaria de emprego se não tivesse flexibilidade quanto ao horário de trabalho.
Saiba mais sobre as principais causas de um alto índice de absentismo no local de trabalho e como geri-las.
como medir o absentismo
O absentismo é um problema extremamente dispendioso que pode aumentar os custos de produção e os índices de rotatividade de colaboradores, e diminuir a motivação no local de trabalho e os lucros da empresa. Para minimizar o seu impacto, é importante registar as faltas para determinar o índice de absentismo da empresa. Essa estratégia permite a identificação de possíveis problemas de absentismo e a criação de um plano para solucioná-lo.
Embora possa estar atento às faltas justificadas e não justificadas, apenas as não justificadas são geralmente utilizadas para calcular o absentismo. Comece por estabelecer níveis aceitáveis para a empresa. Esse fator varia muito conforme o setor, a localização e as políticas da empresa e pode precisar de ser ajustado posteriormente se necessário. Essa estratégia fornece à empresa uma base, para determinar se existe um problema de absentismo.
Pode utilizar a seguinte fórmula para calcular o índice de absentismo da sua empresa.
(número de dias/horas/períodos de ausências / número de dias/horas/períodos disponíveis) * 100 = índice de absentismo
Por exemplo, digamos que o Nuno teve 3 faltas não justificadas em abril. O seu índice de absentismo é de 10% ((3 dias / 30 dias) * 100). Como esse índice é maior do que o aceitável, é hora de discutir esse problema com o Nuno. Também pode utilizar essa fórmula para medir o índice de absentismo de toda a empresa, departamentos ou diferentes localidades. Essa estratégia pode ajudar a identificar rapidamente problemas de absentismo na empresa.
Leia mais sobre este assunto e descubra se o absentismo está a prejudicar a produtividade na sua empresa.
impacto do absentismo no local de trabalho
O absentismo pode ser extremamente frustrante para a gestão, que necessita encontrar colaboradores substitutos ou que possam fazer horas extras, mas também pode afetar a empresa como um todo. Veja a seguir como o absentismo impacta o local de trabalho e a empresa.
perda de produtividade por absentismo
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, as faltas inesperadas no local de trabalho custam às empresas norte-americanas mais de US$ 225 bilhões por ano. A má notícia é que esses custos devem aumentar em todo o mundo nos próximos anos. Por exemplo, o Centro de Pesquisa Econômica e Empresarial do Reino Unido prevê que as perdas de negócios no país devido a faltas inesperadas aumentarão de US$ 18 bilhões em 2017 para mais de US$ 28 bilhões em 2030.
Esses são custos crescentes que os empregadores não podem suportar, especialmente num momento em que as preocupações com a inflação e o mercado de trabalho competitivo já sobrecarregam muitas organizações. Esses custos incluem atrasos na produção, problemas de segurança, diminuição do controlo de qualidade e aumento das horas extras, já que outros colaboradores precisam de trabalhar mais para compensar os altos níveis de absentismo.
absentismo leva a maior rotatividade
Não deve ser nenhuma surpresa saber que altos níveis de absentismo podem levar ao aumento dos índices de rotatividade. Essa correlação pode ocorrer por diversos motivos. Primeiro, os colaboradores que vão para o trabalho todos os dias podem ficar frustrados quando frequentemente têm que lidar com a carga de trabalho adicional na ausência de um colega. Em segundo lugar, exigir horas extras constantemente pode prejudicar o equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores.
Saiba mais sobre a relação entre o absentismo e a queda da produtividade.
medidas para prevenir o absentismo
A boa notícia é que a sua empresa não precisa de se contentar com níveis de absentismo acima do aceitável. Existem diversas maneiras de combater esse problema e minimizar o impacto.
identifique as causas específicas do absentismo
O primeiro passo para combater o absentismo é identificar os motivos específicos pelos quais ele ocorre. Os motivos listados acima representam os mais comuns, mas isso não significa que não existam outros fatores que impactam o absenteísmo na sua empresa. Por exemplo, altos níveis de absentismo podem estar relacionados a apenas um ou dois departamentos da organização. Isso pode significar um possível problema com um gerente específico ou preocupações de segurança numa área da empresa.
A melhor maneira de determinar o porquê dos seus colaboradores estarem a faltar ao trabalho é perguntar diretamente. Pode marcar entrevistas individuais para descobrir a razão por trás das suas ausências. Esses dados podem ajudar a desenvolver uma estratégia de absentismo adaptada às necessidades das pessoas.
reformule as políticas da empresa
Se a sua empresa está a passar por níveis de absentismo acima do esperado, talvez seja hora de reformular as políticas da empresa. Atualmente, os profissionais querem mais flexibilidade no horário de trabalho. O nosso estudo do Workmonitor revela que 68% dos profissionais desejam um horário de trabalho que lhes permita cumprir com as suas responsabilidades pessoais.
Primeiro, avalie o número de dias de licença médica e pessoal que a sua empresa concede aos colaboradores a cada ano. Certifique-se de que as suas ofertas sejam competitivas com as de outros empregadores no seu setor e local. Se concluir que não oferece a mesma quantidade de dias de licenças pessoais e médicas que muitos outros empregadores do mesmo setor, talvez seja necessário aumentar esses números para atender às procuras atuais dos profissionais. Caso contrário, observará que tanto o absentismo quanto os índices de rotatividade continuarão a aumentar.
Em segundo lugar, avalie a política da sua empresa para faltas justificadas e não justificadas. Certifique-se de que as políticas sejam claras sobre como os colaboradores devem proceder num dia em que precisem faltar. Por exemplo, precisam de notificar com pelo menos três horas de antecedência do horário de trabalho? Além disso, certifique-se de que a empresa tenha políticas claras para períodos prolongados de licença por questões médicas pessoais e familiares. Por fim, verifique com o departamento jurídico se essas políticas estão em conformidade com as leis laborais locais e nacionais.
melhore o engagement dos colaboradores
Estudos revelam que altos níveis de engagement dos colaboradores no local de trabalho podem ajudar a reduzir o absentismo. Implementar medidas para melhorar o engagement pode aumentar a satisfação e fazer com que as suas pessoas queiram ir para o trabalho todos os dias, em vez de faltar. Estratégias como comunicação clara, feedback frequente e desenvolvimento de carreira podem ajudar a melhorar o compromisso dos seus colaboradores.
crie uma cultura de reconhecimento
Desenvolver uma cultura de reconhecimento é uma das melhores estratégias que pode implementar para aumentar a motivação no local de trabalho, aumentar os índices de retenção e reduzir o absentismo. Os colaboradores gostam de saber que estão a fazer um bom trabalho, que são uma parte valiosa da equipa e que a empresa investe neles. Tanto o reconhecimento dos supervisores como entre os colegas são formas importantes de reconhecimento.
Para construir uma cultura de reconhecimento que possa reduzir os índices de absentismo, deve ser significativa, consistente e justa. As avaliações anuais de desempenho não serão suficientes. Em vez disso, invista em tecnologia que permita que a gestão e os colegas reconheçam o seu desempenho rapidamente. Isso pode trazer resultados duradouros.
invista no bem-estar dos colaboradores
Se a pandemia nos ensinou alguma coisa, foi o valor do bem-estar pessoal, tanto em casa quanto no trabalho. Para evitar altos níveis de absentismo no trabalho, deve proporcionar aos seus colaboradores uma sensação de bem-estar geral. Considere oferecer benefícios de bem-estar, como descontos em ginásios, sessões de terapia online, coach de carreira e auxílio para cuidados de crianças e idosos. Essas vantagens podem encorajar os seus profissionais a cuidarem melhor de si, o que resulta em menos dias de ausência no trabalho.
Além disso, ofereça flexibilidade de horário aos seus colaboradores, se possível. Essa prática pode permitir que cumpram as suas responsabilidades pessoais enquanto ainda têm tempo para completar todas as tarefas do trabalho.
FAQs
Perguntas frequentes sobre absentismo.
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o que é absentismo no local de trabalho?
O absentismo ocorre quando um ou mais colaboradores faltam sem notificação prévia. Em alguns casos, o absentismo pode ser devido a uma doença ou lesão e os colaboradores podem utilizar folgas remuneradas ou auxílio-doença. A maioria dos empregadores considera o absentismo um problema quando os colaboradores tiram mais dias do que têm disponível no plano de folgas remuneradas e licença médica.
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quais os exemplos de absentismo no trabalho?
Os exemplos de absentismo no trabalho são inúmeros. Os mais comuns, é claro, são doenças e lesões ocasionais. Há pouco que os empregadores podem fazer para reduzir esse tipo de ausências, além de incentivar os seus colaboradores a permanecerem saudáveis e oferecer benefícios de bem-estar.
Outros exemplos menos desejáveis de absentismo incluem colaboradores que tiram um dia de folga para o lazer, para ir a uma entrevista de emprego, participar de greves ou protestos no trabalho, ou cumprir com as suas responsabilidades pessoais. É importante que os empregadores determinem quais as causas do absentismo na sua empresa. Essas informações podem ajudar a desenvolver uma estratégia para combater o problema.
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o que é absentismo em excesso?
Cada empresa deve estabelecer o seu próprio nível aceitável ou inaceitável de absentismo. No entanto, muitos empregadores consideram excessivo acima de duas faltas injustificadas num um período de 30 dias. No entanto, dependendo do seu setor e localização, esse número pode ser menor ou maior.
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qual a diferença entre absentismo e presentismo?
Tanto o absentismo quanto o presentismo são problemas que geram custos para os empregadores, mas não significam a mesma coisa. A definição de absentismo diz respeito ao colaborador que se ausenta do trabalho sem notificação prévia ou sem ter dias disponíveis para folga remunerada, ou licença médica. Já o presentismo ocorre quando um colaborador vai trabalhar, mas devido a fatores como uma doença ou lesão, apresenta baixo desempenho.
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